O mundo está a mover-se cada vez mais para o mar. Há um interesse crescente nos recursos marinhos e nas novas indústrias marítimas para criar empregos, crescimento económico e no fornecimento de energia e segurança alimentar. Mas a sobreexploração, as alterações climáticas, a poluição marinha estão a ameaçar a saúde e a produtividade do oceano. A Europa é um continente marítimo, rodeado por 2 oceanos e 5 mares, com 70.000 km de costa e a maior zona marítima. A filosofia do IMP é que, ao unir políticas para os mares e oceanos, a Europa pode obter retornos muito mais elevados com um impacto sobre o ambiente. JMCE também espera contribuir para continuar a reunir conhecimentos que continuam a ser, de alguma forma, isolados nas diferentes escolas e centros de investigação da NOVA. O objectivo principal do Centro é continuar o trabalho realizado pela JMChair 2017-20, tirando partido do enfoque contínuo nos assuntos marítimos, para ajudar estudantes, investigadores, autoridades públicas, para melhorar a sua compreensão de como os mares estão a evoluir e ajudar a desenvolver novos produtos, serviços e empregos na UE. O JMC 2017-20 já aumentou a intensidade dos cursos europeus na NOVA. As suas duas disciplinas centrais foram incorporadas em todos os cursos de mestrado e doutoramento da Universidade, e houve também vários eventos (conferências, seminários, workshops) sobre as diferentes políticas da UE relacionadas com o mar (pesca, transportes, ambiente).
Teresa Cardoso publicou o artigo “Towards a Sustainable Integrated Arctic Shipping Strategy” em L., J. Barnes & H. Exner-Pirot, (eds.) (2024). Arctic Yearbook 2024 - Arctic Relations: Transformations, Legacies and Futures (Transformações, legados e futuros). Akureyri, Islândia: Gateway to the Arctic. Disponível em https://arcticyearbook.com O Arctic Yearbook é um livro internacional, revisto por pares, que abrange a governação regional, o desenvolvimento, a política ambiental, as relações circumpolares, a geopolítica e a segurança.
Hoje dia 16 de novembro de 2024, celebra-se o Dia Nacional do Mar, data em que entrou em vigor, em 1994, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM). O Centro de Excelência Jean Monnet Oceanid+ sobre 'Sustainable Blue Europe' associa-se a este dia enaltecendo a importância do Mar para o desenvolvimento sustentável.
Teresa Cardoso, membro da equipa do Centro Oceanid+, apresentou, em 25 de outubro de 2024, uma comunicação intitulada ‘Portuguese-Flagged Ships in the Arctic Ocean’ na ‘Sessão 3: Ciências Sociais e Humanas’ da XVI Conferência Portuguesa de Ciências Polares, que se realizou na Universidade da Beira Interior.
Em 24 de outubro de 2024, Teresa Cardoso apresentou a comunicação ‘Estratégia para os navios de bandeira portuguesa no Oceano Ártico’ no ‘I Workshop - Perspetivas Polares. O Ártico nas Ciências Humanas e Sociais no Brasil, Itália e Portugal’, organizado pelo Grupo Latino de Ciências Polares/ Gruppo Latino di Scienze Polari & Escola Superior de Defesa (Brasil).
A Coordenadora do Centro Jean Monnet OCEANID+, Regina Salvador, participou na Conferência ‘35 Anos de Ações Jean Monnet’, organizada pela Comissão Europeia. O evento teve lugar a 9 e 10 de outubro de 2024, no Centro de Convenções Square, em Bruxelas. A Conferência ofereceu aos participantes a oportunidade de reativar as comunidades Jean Monnet e de construir redes de cooperação e de intercâmbio sobre assuntos da UE entre académicos de todo o mundo.
Durante o 2º Fórum da ALECON - Associação Lusófona de Economia, o coordenador do Centro Jean Monnet apresentou o tema "A Economia Azul na CPLP: Governança, Cooperação e Financiamento". O evento contou com a participação de todos os Estados membros da CPLP, incluindo personalidades como o Vice-Primeiro-Ministro de Cabo Verde, o ex-Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, e a Primeira-Dama de Angola.
A sessão trouxe apresentações presenciais sobre o desenvolvimento sustentável em regiões portuárias. Destaque para o papel do Porto de Sines no desenvolvimento do Alentejo, a política marítima integrada da UE e a revolução das Smart-Port Cities, com exemplos de casos europeus.
Durante a sessão presencial, foram discutidos projetos sobre a economia do mar. Entre os temas apresentados estavam a avaliação de um projeto de energia eólica flutuante na Península Ibérica, o Supercluster Oceânico do Canadá, e uma análise multidimensional da economia do mar na Região Autónoma da Madeira.
A Sessão Especial Maritime Regions: Europe Hot Spots ocorreu online e destacou comunicações sobre clusters marítimos e segurança global. Foram discutidos temas como fatores competitivos em clusters marítimos, a liderança da Rússia no setor de GNL, regulação de emissões de carbono no Ártico, segurança naval no Mar Vermelho, e o financiamento da economia azul sustentável no cluster marítimo de Timor-Leste.
A Sessão Especial Maritime Regions: Europe Hot Spots, organizada pelo Centro de Excelência Jean Monnet, contou com 11 comunicações que versaram os seguintes temas: Política Marítima Integrada da UE, economia marítima, clusters marítimos e transporte marítimo, entre outros. Entre os participantes contaram-se investigadores internacionais (Brasil, Espanha, Irlanda, Reino Unido), nacionais, para além dos membros da equipa do CEJM. A Coordenadora do Centro Jean Monnet presidiu às três sessões de apresentação de comunicações (uma sessão online e duas presenciais).
O Centro Europeu de Excelência Jean Monnet sobre ‘Europa Azul Sustentável’, organizou a Sessão Especial ‘Maritime Regions: Europe Hot Spots’, inserida no 63.º Congresso da Associação Europeia de Ciência Regional (ERSA2024) – ‘Diálogos Regionais de Ciência para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável’ - que decorreu entre 26 e 30 de agosto de 2024 - em Angra do Heroísmo, nos Açores. O nível das comunicações e a relevância dos temas apresentados, aliado ao ilustre painel de oradores principais: o Prémio Nobel da Economia, Paul Krugman, a Comissária Europeia para a Coesão e Reformas da Coesão, Elisa Ferreira, o Prof. Andrés Rodríguez-Pose, London School of Economics, entre os demais, tornaram a ERSA2024 um dos melhores congressos desta associação.
Declaração da Presidente do Parlamento Europeu Roberta Metsola. Este dia sublinha a importância vital dos mares e oceanos para a sociedade europeia, enfatizando tanto as oportunidades como os desafios relacionados com os ambientes marinhos, costas e portos.
Laura Castro-Santos (Universidade da Corunha) proferiu uma conferência subordinada ao tema “O Potencial das Energias Renováveis Offshore no Noroeste da Península Ibérica: do vento offshore à energia solar offshore”. Embora aberta a todos, a conferência foi especialmente direcionada para os que frequentam cursos no Centro Jean Monnet.
O Centro Europeu de Excelência Jean Monnet sobre “Europa Azul Sustentável” organiza a Sessão Especial “Regiões Marítimas: Europe Hot Spots' no âmbito do 63º Congresso da Associação Europeia de Ciência Regional (ERSA2024) - 'Regional Science Regional Science Dialogues for Peace and Sustainable Development'- que decorreu entre 26 e 30 de agosto de 2024 - em Angra do Heroísmo, Açores. Convite à apresentação de resumos (e comunicações) - Prazo: 30 de janeiro
O Prof. Tiago Santos (CENTEC-IST) pronunciou uma muito interessante palestra no Centro JM OCEANID+ sobre 'Port Industry Trends and Challenges for a Sustainable Blue Economy'. Apesar do conservadorismo do setor (salientado pelo orador), grandes desafios se perfilam no horizonte.
A palestra pelo Dr. João Fonseca Santos, orientador do Vice Presidente do Banco Europeu de Investimento sobre 'Financiamento da economia azul sustentável e integração de políticas e desenvolvimento'.
A palestra pelos Drs. Miguel Monteiro e Francisco Ferreira (respectivamente Presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde e CEO do Banco de Investimento Internacional) sobre 'O impacto das finanças sustentáveis no desenvolvimento de Cabo Verde'.
A palestra do nosso convidado: Prof. André Fernandes, CEO da Marina do Parque das Nações (Lisboa) sobre 'Turismo Costeiro e Marinho'.
Conheça a nossa equipa
Doutorando em Geografia e Planeamento do Território a desenvolver tese sobre o contributo da Cooperação Territorial Europeia para as estratégias das Bacias Marítimas. Trabalha no Centro de Informação Jacques Delors/Ministérios dos Negócios Estrangeiros.
Doutoranda em Geografia e Planeamento Territorial, foco em Economia Azul e Desenvolvimento Sustentável. Coordenadora do Departamento de Desenvolvimento e Cooperação da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo. Membro da Direção da Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado.
Especialista em Administração e Gestão Marítimo-Portuária, Mestre em Gestão Marítima (UN da Antuérpia) e MBA em Gestão Logística. Oficial da Marinha Mercante, professor de Transportes e Logística e consultor em projetos cofinanciados pela UE. Autor de livros e artigos sobre Transportes, Logística, Economia e Política Marítimo-Portuária.